quinta-feira, 5 de março de 2009

O Mundo em que Vivemos

Resenha publicada na edição de setembro de 2008 da Revista Shambala Sun (traduzida para a língua portuguesa por Fernando Domicildes Carvalho para a Comunidade Budista Plena Consciência)
É somente quando combinamos a nossa preocupação com o planeta em que vivemos com uma prática espiritual, é que poderemos realizar as necessárias e profundas mudanças para tratar da crise ambiental que se avizinha. No seu mais recente e importante livro, The World We Have (O mundo em que vivemos), Thich Nhat Hanh nos oferece os princípios orientadores para uma nova "ecoespiritualidade" do viver plenamente consciente.
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Vivemos como sonâmbulos, não sabendo o que estamos fazendo e nem para onde nos dirigimos. Se vamos despertar ou não, depende da nossa decisão de caminhar plenamente consciente sobre a nossa Mãe Terra. O futuro de toda a vida, inclusive a nossa própria vida, depende dos nossos passos plenamente conscientes.Temos que ouvir os sinos da plena consciência que estão ressoando através de todo o nosso planeta. Temos que começar a aprender como viver de forma que o futuro seja possível para os nossos filhos e para os nossos netos. Após uma longa reunião com o Buddha, eu o consultei sobre a questão doaquecimento global e os ensinamentos dele são muito claros. Se continuarmos a viver como estamos vivendo, consumindo sem pensar no futuro, destruindo as nossas florestas e emitindo gases causadores do efeito estufa, então devastadoras mudanças climáticas serão inevitáveis. A maior parte de nosso ecossistema será destruída. O nível das águas dos mares subirá e as cidades costeiras serão inundadas ocasionando a saída de centenas de milhões de seres dos seus lares, gerando guerras e o surgimento de doenças infecciosas.Precisamos de uma espécie de despertar coletivo. Há entre nós humanos homens e mulheres que já estão despertos, mas isto não é o suficiente. As grandes massas de indivíduos ainda estão dormindo. Eles não podem ouvir o soar dos sinos.Construímos um sistema que não podemos controlar. Este sistema se impõe sobre nós e nos tornamos escravos e vítimas dele. A maioria de nós, com o objetivo de possuir uma residência, um automóvel, uma geladeira e um aparelho de televisão deve sacrificar o seu tempo e as suas vidas para obter esses objetos. Estamos constantemente sob a pressão do tempo. Em épocas anteriores, podíamos dispor de três horas para tomar uma xícara de chá, apreciando a companhia de nossos amigos em uma atmosfera serena e espiritual. Podíamos organizar uma reunião para celebrar o desabrochar de uma orquídea em nosso jardim. Hoje, não podemosmais dispor dessas condições. Criamos uma sociedade na qual os seres ricos tornam-se mais ricos e os seres despossuídos cada vez mais despossuídos. Nessa sociedade, somos capturados pelos nossos próprios problemas imediatos de sorte que não podemos estar conscientes daquilo que ocorre com o restante da família humana em nosso planeta. Em minha mente, vejo um grupo de galinhas em uma gaiola, disputando algumas sementes de milho, inconscientes de que em poucashoras serão mortas.Os chineses, os indianos e os vietnamitas ainda estão sonhando o "sonho americano" como se este sonho fosse a meta suprema dos seres humanos – todos têm que ter um carro, uma conta bancária, um telefone celular e um aparelho de televisão. Em vinte e cinco anos, a população da China será de 1,5 bilhão de indivíduos e se cada um deles quiser dirigir o seu próprio carro, a China vai necessitar de 99 milhões de barris de petróleo por dia. Porém, a produção mundialhoje é de 84 milhões de barris por dia. Assim, o sonho americano não será possível para os chineses, para os indianos e para os vietnamitas. O sonho americano não é mais possível nem mesmo para os americanos. Não podemos continuar a viver desta forma. Esta não é uma economia sustentável.Temos que ter outro sonho: o sonho da irmandade, do amor e da compaixão e que este sonho seja possível aqui e agora. Temos o BuddhaDharma. Temos os meios. Temos sabedoria suficiente para sermos capazes de viver este sonho. A plena consciência está no coração do despertar e da iluminação. Praticamos a respiração para sermos capazes de estar no momento presente, de forma que possamos reconhecer o que está acontecendo em nós e em torno de nós. Se o que ocorre dentro de nós é a desesperança, temos que reconhecê-la e agir imediatamente. Podemos não querer enfrentar esta formação mental, mas ela é uma realidade e temos que reconhecê-la para poder transformá-la.Não temos que afundar na desesperança a respeito do aquecimento global. Podemos agir. Se somente assinamos um abaixo-assinado e nos esquecemos dele, obviamente nada mudará. Ações urgentes devem ser realizadas tanto no nível individual quanto no nível coletivo. Todos nós temos um elevado desejo de sermos capazes de viver em paz e em um meio ambiente sustentável. O que a maioria de nós ainda não possui é a forma concreta de realizar o nosso compromisso com um viver sustentável uma realidade em nossas vidas diárias. Nós não nos organizamos. Podemos responsabilizar severamente nossos lideres pelos produtos químicos quepoluem a nossa água, pela violência em nossa vizinhança e pelas guerras que destroem tantas vidas. É chegado o momento de cada um de nós despertar e agir em nossas próprias vidas.A violência, a corrupção, o abuso do poder e a autodestruição estão acontecendo em torno de nós, mesmo nas proximidades de nossos lideres tanto espirituais quanto sociais. Sabemos todos que as leis de nosso país não possuem suficiente força para lidar com a corrupção, com a superstição e com a crueldade.Somente a fé, a determinação, o despertar e um enorme sonho poderão criar uma energia forte o suficiente para ajudar a nossa sociedade a lidar com esta situação difícil e a caminhar para a paz e para a esperança.O budismo é a forma mais forte de humanismo que possuímos. Ele surgiu em nossas vidas de forma que pudéssemos aprender a viver com responsabilidade, com compaixão e com bondade. Cada praticante budista deveria ser um protetor do meio ambiente. Temos o poder de decidir o destino de nosso planeta. Se despertarmos para a nossa verdadeira situação, haverá uma mudança coletiva em nossas consciências. Temos que fazer algo para que as pessoas despertem. Temos que ajudar o Buddha a despertar as pessoas que estão vivendo em um sonho.Tudo o que existe, mesmo o Buddha, está sempre em mudança e se desenvolvendo. Agradecendo a nossa prática de observar profundamente, percebemos que o sofrimento do nosso tempo é diferente daquele sofrimento do tempo de Siddharta Gautama e, assim, os métodos de prática deveriam também ser diferentes. Este é o motivo pelo qual o Buddha dentro de nós deveria se desenvolver de várias formas de sorte que ele pudesse ser adequado para o nosso tempo.O Buddha de nosso tempo pode usar um telefone, mesmo um telefone celular, porém ele está livre desse telefone celular. O Buddha da nossa época sabe como ajudar a evitar os danos ecológicos e o aquecimento global. Ele não destruirá a beleza do planeta e nem nos fará desperdiçar o nosso tempo competindo uns com os outros. O Buddha do nosso tempo oferece ao mundo uma ética global de sorte que todos possam colocar-se de acordo com um bom caminho a seguir. Ele quer restaurar a harmonia, cultivar a irmandade, proteger todas as espécies do planeta, evitar o desmatamento e reduzir a emissão de gases que produzem o efeito estufa.Como você é a continuação do Buddha, você deveria ajudá-lo a oferecer ao mundo um caminho que possa evitar a destruição do ecossistema e um caminho que possa reduzir a violência e o desesperança. Seria ótimo que você pudesse ajudar o Buddha a continuar realizando o que ele iniciou há 2.600 anos.O nosso planeta Terra possui uma enorme variedade de vida e cada espécie depende das outras espécies para ser capaz de se manifestar e de continuar a existir. Não estamos fora de cada um, mas estamos dentro de cada um. É muito importante segurar a Terra em nossos braços e em nossos corações para preservar este belo planeta e para proteger todas as espécies. O Sutra do Lótus menciona o nome de um bodhisattva especial – Dharanimdhara -, ou o Sustentador da Terra, alguém que preserva e protege a Terra.O Sustentador da Terra é a energia que está nos segurando juntos como um organismo. Ele é um engenheiro ou um arquiteto cuja tarefa é criar espaço para que possamos viver nele, edificar pontes para que possamos cruzar de um lado para o outro e construir estradas para que possamos ir ver as pessoas que amamos. A sua tarefa é promover a comunicação entre os seres humanos e as outras espécies de animais e proteger a Terra e o meio ambiente. Diz-se quequando o Buddha tentou visitar a sua mãe, Mahamaya, foi o bodhisattva Dharanindhara quem construiu o caminho pelo qual o Buddha viajou. Embora o bodhisattva Sustentador da Terra seja mencionado no Sutra do Lótus, não há um capítulo dedicado inteiramente a ele. Deveríamos reconhecer este bodhisattva com o objetivo de colaborar com ele. Todos nós deveríamos ajudar a criar um novo capítulo para ele porque o Sustentador do Mundo é desesperadamente necessárionesta era da globalização.Quando você contempla uma laranja, você compreende que tudo nela participa de sua composição. Não somente os gomos da laranja pertencem à laranja. A casca e as sementes da laranja são também partes da laranja. Isto é o que denominamos o aspecto universal da laranja. Tudo na laranja é a laranja, mas a casca permanece a casca, as sementes permanecem as sementes e os gomos permanecem os gomos da laranja. O mesmo é verdade com o nosso globo terrestre. Embora nos tornemos uma comunidade mundial, os franceses continuam a ser franceses, os japoneses continuam a ser japoneses, os budistas continuam a ser budistas e os cristãos continuam a ser cristãos. A casca da laranja continua a ser a casca e os gomos nãoforam transformados na casca da laranja para que houvesse a harmonia.A harmonia, entretanto, será impossível se não tivermos uma ética global e aquela que o Buddha delineou são os Cinco Treinamentos da Plena Consciência.Estes são o caminho que deveríamos seguir nesta era de crise global porque eles são a prática da irmandade, da compreensão e do amor, a prática da nossa proteção e a proteção do planeta. Os treinamentos da plena consciência são a realização concreta da plena consciência. Eles não são sectários. Eles não carregam a marca de qualquer religião, de qualquer raça em particular ou de alguma ideologia. A sua natureza é universal.Quando você pratica os Cinco Treinamentos da Plena Consciência, você se torna um bodhisattva que ajuda na criação da harmonia, na proteção do meio ambiente, na defesa da paz e no cultivo da irmandade. Você não somente defende as belezas da sua própria cultura, mas também defende as belezas das outras culturas e todas as belezas existentes sobre a face da Terra. Com o Cinco Treinamentos da Plena Consciência em seu coração, você já está no caminho da transformação e da cura.No Primeiro Treinamento, votamos por proteger toda a vida na Terra e não apoiar qualquer ato de sua destruição. No Segundo Treinamento, nos empenhamos em praticar a generosidade e não apoiar qualquer injustiça social ou opressão. No Terceiro Treinamento, nos comprometemos em nos comportar com responsabilidade em nossos relacionamentos e a não nos empenhar em conduta sexual imprópria. O Quarto Treinamento nos solicita que pratiquemos a falaamorosa e a audição profunda para aliviar o sofrimento dos outros seres.A prática do consumo e da alimentação plenamente consciente é objeto do Quinto Treinamento:Ciente do sofrimento causado pelo consumo não plenamente consciente, voto pelo cultivo da boa saúde, tanto física quanto mental, para mim mesmo, para minha família e para a minha sociedade através da prática da alimentação, da ingestão de bebidas e do consumo plenamente consciente. Voto por ingerir somente itens que preservem a paz, o bem-estar e a alegria no meu corpo, em minha consciência, no corpo coletivo e na consciência da minha família e dasociedade. Estou determinado a não utilizar álcool ou qualquer outro elemento tóxico ou a ingerir comida ou outros itens que contenham toxinas, como certos programas de televisão, revistas, livros, filmes e conversas. Estou ciente de que prejudicar o meu corpo e a minha consciência com estes venenos é trair os meus ancestrais, os meus pais, a minha sociedade e as gerações futuras. Trabalharei para transformar a violência, o medo, a raiva e a confusão em mim mesmo e nasociedade através da prática de uma dieta para mim e para a sociedade. Entendo que uma dieta apropriada seja crucial para a auto-transformação e para a transformação da sociedade.O Quinto Treinamento é o caminho que nos conduz à solução da difícil situação em que o mundo se encontra. Quando praticamos o Quinto Treinamento, reconhecemos exatamente o que consumir e o que recusar para manter os nossos corpos, as nossas mentes e a Terra saudáveis e não causar sofrimento para nós mesmos e para os outros. O consumo plenamente consciente é o caminho para nos curar e para curar o mundo. Como uma família espiritual e uma família humana, podemos todos ajudar a evitar o aquecimento global seguindo esta prática.Deveríamos todos nos tornar conscientes da presença do bodhisattva Sustentador da Terra em cada um de nós. Deveríamos nos tornar as mãos e os braços do Sustentador da Terra para que possamos ser capazes de agir rapidamente. Podemos ter ouvido falar que Deus está dentro de nós e que o Buddha está também dentro de nós. Mas ainda assim temos uma vaga noção de que o Buddha e Deus estejam dentro de nós. Na tradição budista isto está muito claro. O Buddhareside dentro de nós como energia – a energia da consciência, a energia da concentração e a energia do insight – que conduzirá à compaixão, ao amor, à alegria, à contigüidade e a não discriminação. Os nossos amigos da tradição cristã falam sobre o Espírito Santo como sendo a energia do Buddha. Onde quer que o Espírito Santo esteja haverá cura e amor. Podemos falar da mesma forma da plena consciência, da concentração e do insight. A energia da plena consciência, da concentração e do insight propicia o surgimento da compaixão, do perdão, daalegria, da transformação e da cura. Esta é a energia de um Buddha. Se você estiver imerso nesta energia, você é um Buddha. Esta energia pode ser cultivada e pode manifestar-se integralmente em você. É maravilhoso perceber que somos todos parte de uma única família e que somos exatamente como crianças sobre a Terra. Todos deveriam tomar conta uns dos outros e do meio ambiente. Isto é possível através da prática da contigüidade. Uma mudança positiva na consciência individual conduzirá a uma mudança positiva na consciência coletiva. Proteger o planeta deve ser a nossa prioridade fundamental. Espero que você utilize o seu tempo para sentar e tomar chá com os seus amigos e com a sua família e, então, discutir esses assuntos. Convide o Bodhisattva Sustentador do Mundo para sentar e colaborar com você. Tome estadecisão e aja para salvar o nosso belo planeta Terra. Mudar a sua forma de viver trará imediatamente para você muita alegria. Assim, o processo de cura poderá ter início.

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