segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

As Cinco Contemplações

(Ensinamentos lido nos monastérios de Thich Nhat Hanh, em todos os encontros de nossa Sangha e diariamente, em nossos lares ou antes de realizarmos nossas refeições)

Este alimento é presente de todo o Universo. Ele veio da terra, do céu, de numerosos seres vivos e de muito trabalho árduo.

Que possamos comê-lo em plena consciência e com gratidão a fim de sermos dignos de recebê-lo.

Que possamos reconhecer e transformar nossas formações mentais não saudáveis, principalmente nossa ganância, e aprendermos a comer com moderação.

Que possamos manter nossa compaixão viva através de uma alimentação que alivie o sofrimento dos seres vivos, preserve nosso planeta e reverta o processo de aquecimento global.

Aceitamos este alimento para que possamos nutrir nossa irmandade, fortalecer nossa sangha e cultivar nosso ideal de servir a todos os seres.

Um comentário:

  1. Amo esta oração e procuro fazê-la todos os dias antes de comer. Isso me faz lembrar o quão abençoada sou por ter o alimento, de quantas condições foram necessárias para que o tivesse em frente a mim, dos tantos seres que foram envolvidos no processo e dos que não têm essa mesma oportunidade.

    ResponderExcluir