sexta-feira, 27 de março de 2009

O Dia do Hoje

Temos todos os tipos de dias especiais. Há um dia especial para lembrar os pais. Chamamos Dia dos Pais. Há um dia especial para celebramos nossas mães. Chamamos de Dia das Mães. Há o dia de Ano Novo, Dia da Paz e Dia da Terra. Um dia um jovem visitando Plum Village disse: “por que não declarar hoje o ‘Dia do Hoje’?” Todas as crianças concordaram que deveríamos celebrar hoje e chamá-lo de ‘Dia do Hoje’.
Leia mais...

Neste dia, Dia do Hoje, não pensamos sobre o ontem, não pensamos sobre o amanhã, pensamos somente sobre hoje. O Dia do Hoje é quando vivemos felizes no momento presente. Quando comemos, sabemos que estamos comendo. Quando bebemos, estamos conscientes que é água que estamos bebendo. Quando andamos, realmente desfrutamos de cada passo. Quando brincamos, estamos realmente presentes na nossa brincadeira.

Hoje é um dia maravilhoso. Hoje é o mais maravilhosos dos dias. Isto não significa que ontem não foi maravilhoso. Mas ontem já foi. Não significa que amanhã não será maravilhoso. Mas amanhã ainda não está aí. Hoje é o único dia disponível para nós, hoje, e podemos tomar muito cuidado com ele. É por isso que hoje é tão importante – o dia mais importante de nossas vidas.

Portanto cada manhã quando acordar, decida fazer daquele dia, o dia mais importante. Antes de sair para a escola, sente ou deite, respire lentamente por alguns minutos, desfrute da sua inspiração, da sua expiração e sorria. Você está aqui. Você está contente. Você está pacífico. Esta é uma excelente maneira de começar o dia.

Tente manter esse espírito vivo todo o dia. Lembre de voltar à sua respiração, lembre de olhar para as outras pessoas com bondade amorosa, lembre de sorrir e ser feliz com a dádiva da vida. Tenha um bom dia hoje. Isto não é apenas um desejo. Isto é uma prática.

Meditação Andando - Guia para a Paz Interior

Queridos amigos,

Na última sessão do nosso blog você encontrará ensinamentos do Thây sobre a Meditação Andando. Renovada a cada semana, essa sessão nos trás preciosos ensinamentos sobre essa prática, que nos proporciona uma sensação de felicilidade, equilíbrio e paz.

Esta semana, você poderá ler sobre a Ausência de Meta. Portanto, não deixe de acessar periodicamente essa sessão, lembrando que seus comentários e sugestões sempre serão muito bem-vindos.

quarta-feira, 25 de março de 2009

Blog Para Ser Zen Completa 3 Anos


Os amigos da Sangha Plena Consciência compartilham, com muita felicidade, os três anos do Blog Para Ser Zen - http://paraserzen.blogspirit.com/.


Nas palavras do nosso querido amigo e companheiro de sangha, Marcelo - "Obrigado aos leitores, que perfazem até 12 mil visitas mensais, e por deixarem suas impressões, comentários e sugestões -- o paraserzen é um caminho de paz compartilhado, que coloca San Juan de la Cruz para dialogar com Thich Nhat Hanh, Chögyam Trungpa Rinpoche junto de Jean-Yves Leloup, Rumi com Cecília Meireles e Eugénio Andrade, aos quais se juntam Santa Teresa D'Ávila, o 14º Dalai Lama, Thomas Merton e muitos outros. O paraserzen existe para inspirar à prática -- da meditação, do caminhar cultivando paz e amor, como se a cada passo nascessem sob nossos pés flores de lótus, transformando o mundo num jardim do qual nós mesmos e todos ao nosso redor, junto de nós e longe de nós, no tempo e no espaço, possam desfrutar -- é o que me ensinou meu mestre Thich Nhat Hanh (na foto acima, nos tempos de noviço), e isso eu pratico.